[RESENHAS CÁUSTICAS] RAGE AGAINST THE MACHINE – THE BATTLE OF MEXICO CITY (2001)Por: Leonardo Cantifras
DVD contendo show histórico na carreira da banda, além de material complementando as músicas ao vivo e faixa multimídia contendo links sobre os tópicos abordados.
O vídeo foi gravado em 1999 na cidade do México, como parte da turnê do álbum “The Battle Of Los Angeles”, sendo esta a 1ª apresentação deles no país. A banda toca com muita fúria 14 hinos para um público incandescente de 5000 pessoas, tanto dentro quanto fora do Pavilhão de Esportes. Intercalando as canções, temos trechos sob a narrativa do vocalista Zack De La Rocha, dividido em 5 partes, com imagens do relato da luta histórica do povo mexicano contra as desigualdades sociais no país. As narrativas abordam o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) em Chiapas, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), a Universidade Nacional Autônoma do México e também diversidade, globalização e mídia independente. Destaco a parte 3, onde há uma citação mais aprofundada com o seguinte trecho, se referindo ao que representa o Subcomandante Marcos: “Enfim, Marcos é um ser humano qualquer neste mundo. Marcos é todas as minorias intoleradas, oprimidas, resistindo, exploradas, dizendo ¡Ya basta!”.
Os bônus trazem uma galeria de fotos, além de 2 importantes materiais: o primeiro é uma entrevista de Zack com o professor e ativista Noam Chomsky, conversando sobre a democracia frágil do México até a dominação norte-americana. O segundo é um relato do Subcomandante Marcos do EZLN, que podemos encontrar traduzido pela Editora Sob influencia no endereço: sobinfluencia.com/blog/panossurradoscoracoesamostra.
Em 2020, a banda disponibilizou todo esse material em seu canal do Youtube. Rage Against The Machine é uma força colossal pela qual tenho grande admiração, justamente por trazer tantos questionamentos sociais através de suas músicas, alcançando milhares de pessoas ao redor do mundo. E vocês, o que dizem sobre a importância do RATM?