Inside A5 entrevista Coletivo Extensão

Coletivo Extensão é uma organização sem fins lucrativos formado por artistas e amigos no intuito de organizar eventos e shows de maneira totalmente independente.
O coletivo tem como seu propósito expandir o desenvolvimento cultural, musical e artístico pelo interior paulista. Organizando por si mesmo eventos e shows gratuitos usando energia e espaços públicos para todas as pessoas e comunidades sem acesso a entretenimentos cultural e artístico.

 

INSIDE A5: O que é o Coletivo Extensão? Como começou essa iniciativa?
Coletivo Extensão:
O CE é um grupo de artistas e amigos que se reuniu com o intuito de disseminar conteúdo independente no interior paulista. O pontapé inicial foi em 2016, despretensiosamente,  para fazer shows em locais públicos mas somente em 2018 nós nos organizamos e resolvemos oficializar o coletivo, cujo nome vem, basicamente, de uma extensão de 100 metros que compramos para esse fim.

 

INSIDE A5: Para vocês qual a diferença entre fazer eventos ocupando espaços públicos para eventos em lugares privados? Já aconteceu alguma situação complicada na produção desses eventos?
Coletivo Extensão: Ao ocupar espaços públicos, nós estamos abrangendo e agregando pessoas, não limitando a determinadas “cenas”. Dessa forma, conseguimos que pessoas que não tenham acesso a esse tipo de evento, seja por não conhecer os artistas, ou por questões geográficas e financeiras, participem sem exclusão. Todo mundo é bem vindo. Nos eventos privados, no entanto, esse público acaba sendo um pouco mais limitado, porém dispomos de uma melhor infraestrutura, evitando problemas já ocorridos, como por exemplo, intempéries vindas de condições climáticas ou, ainda pior, como repressão policial, fato ocorrido em nosso primeiro evento, na cidade de Iperó/SP, onde fomos impedidos de usar um ginásio esportivo público, por retaliação política.

 

 

INSIDE A5: Qual é o maior desafio na produção de eventos independentes? Quais são os lados positivos e negativos de estar na região de Sorocaba? 
Coletivo Extensão: Para nós, assim como para todos os artistas independentes e também o público, o principal empecilho é a falta de recursos financeiros. Acreditamos que somos privilegiados, por estarmos numa região onde a arte e a cultura independente é ativa e forte. O ponto negativo é vivermos numa cidade muito conservadora, cuja administração pública reflete esses valores. No entanto, esse ponto negativo gera uma maior união de pessoas com os mesmos ideais que os nossos.

 

INSIDE A5: O momento atual político brasileiro e mundial colabora ou afeta de alguma forma os eventos independentes? Qual a posição de vocês a respeito desse cenário atual?
Coletivo Extensão: Estamos completamente desolados em relação a esse cenário pavoroso a qual vivemos, já que uma grande parcela da população apoia o atual governo, que vai totalmente contra aos nossos princípios. Somos temerosos em relação a represálias, principalmente pois vemos um número crescente de casos de censura em eventos culturais, mas não desanimamos, ao contrário: isso nos motiva a continuar ocupando espaços, porque isso, mais do que nunca, se faz necessário.

Mar de lobos no Focinhada 3 no Pupa Eventos (2.06.2019) Foto - Mayara Vieira

 

INSIDE A5: Como fazer as pessoas saírem das redes sociais e vir para os eventos?
Coletivo Extensão: Achamos difícil nadar contra essa maré, por conta disso tentamos utilizar as redes sociais ao nosso favor, divulgando o conteúdo de nossos eventos, de maneira audiovisual e informativa. Também priorizamos estreitar os laços de amizade com as pessoas, já que o CE é itinerante, o que facilita essa proximidade.

 

INSIDE A5: Quais livros|filmes|séries|podcasts|documentários vocês nos indicam? Que tenha somado de alguma forma para o Extensão.
Coletivo Extensão: Achamos que não dá pra dizer que determinado filme ou livro tenha contribuído, de fato, para o CE, já que cada um dos integrantes é um indivíduo com suas referências próprias. O que realmente nos inspira é conhecer pessoas e suas vivências, sejam elas amigos, artistas e outros coletivos que tenham um propósito semelhante ao nosso.

 

INSIDE A5: Quais são os próximos passos do Extensão? Eventos, planos, rascunhos que tem no gatilho que podem nos adiantar.
Coletivo Extensão: Nossa ideia principal, no momento, é voltar a organizar eventos em locais públicos. Nesse meio tempo, planejamos outros eventos, como o Cosmotopia, que acontece no dia 15 de setembro, aqui em Sorocaba, em parceria com o Coletivo Supernova. Participe do evento no Facebook.

 

INSIDE A5: Aquela mensagem final?!
Coletivo Extensão: Agradecemos demais ao Inside A5 pelo espaço e por sempre nos apoiarem e ajudarem em nossos eventos. Também agradecemos as bandas, artistas e amigos, que sempre nos fortalecem e nos inspiram a continuar a nossa missão. Deixamos o pedido final ao público para que colem nos eventos, prestigiem os artistas e apoiem a cena independente da região.

Fogo nos fascistas!

Vermenoise na Praça da Marinha em Iperó (5.11.2016) Foto - Chris Justtino

 

Links importantes sobre o Coletivo Extensão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *